O que é empréstimo consignado? Veja a seguir!

o que é empréstimo consignado

Você sabe o que é o empréstimo consignado? Muitas pessoas recorrem a este formato para o pagamento de dívidas ou para adquirir novos bens. É um produto financeiro muito conhecido entre os aposentados, funcionários públicos e pensionistas. 

Mas isso faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre esse assunto. Embora seja uma modalidade indicada para um perfil específico de consumidor, é necessário descobrir como ele funciona, como ter acesso a ele e suas vantagens e desvantagens. 

Peça já o seu empréstimo consignado BMG, conheça agora o Na Sua Conta.

Por isso, o artigo de hoje vai tirar as principais dúvidas sobre o assunto, e esclarecer alguns tópicos.  Se você quer descobrir o que é empréstimo consignado e como ele funciona, continue a leitura. 

o que é empréstimo consignado

O que é empréstimo consignado?

A maioria dos consumidores têm dúvidas sobre o que é empréstimo consignado. Em linhas gerais, trata-se de uma excelente opção de crédito, principalmente para quem busca por uma alternativa saudável. 

Esse empréstimo é considerado o mais vantajoso dentre todas as opções do mercado, como o cheque especial ou o empréstimo pessoal. Essa é a modalidade que mais cresce no Brasil, além de ser frequentemente utilizada para se livrar de todas as suas dívidas. 

Em linhas gerais, o empréstimo consignado possui a taxa de juros mais baixa do mercado. Mas antes de contratar essa opção, é importante descobrir como ela funciona, assim como as suas vantagens e quem pode contratá-la. 

Para responder o que é empréstimo consignado, os consumidores devem ter em mente o seguinte: trata-se de um produto financeiro exclusivo para os aposentados, pensionistas e funcionários públicos. 

Quando os consumidores optam pelo empréstimo consignado, o cliente aceita que a instituição financeira desconte parte das parcelas diretamente de sua folha de pagamentos. Por esse motivo, o valor dos juros é mais baixo, pois diminui o risco de inadimplência. 

Como funciona o empréstimo consignado?

Agora que você sabe o que é empréstimo consignado, é necessário descobrir como ele funciona. Uma das principais características é, sem dúvidas, referente a forma de pagamento que ele possui. 

Afinal, a cobrança das parcelas não é feita através de sua conta corrente ou por um boleto bancário, algo comum entre outros tipos de empréstimos. No caso do empréstimo consignado, o desconto é feito diretamente da folha de pagamento dos clientes. 

Para contratar o empréstimo consignado, os consumidores devem ter os seguintes documentos em mãos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e um comprovante de renda. 

É importante dizer que o valor disponível para contratação depende da margem consignável. Ou seja, o valor deve respeitar o salário mensal para que o pagamento das parcelas seja realizado. 

Segundo a Lei Nº 10.820, a qual foi sancionada no ano de 2003, o limite do empréstimo consignado não pode ultrapassar o limite de 35%. Cerca de 5% do limite pode ser usado com o cartão de crédito. 

o que é empréstimo consignado

Quando vale a pena investir no empréstimo consignado?

Agora que você sabe o que é empréstimo consignado, provavelmente está se perguntando em quais situações ele é recomendado. Afinal, assim como qualquer produto financeiro, ele pode ser considerado um inimigo para as suas finanças. 

E, quando você entende o melhor momento para solicitar um empréstimo consignado, não sofre com esse problema. Embora seja uma das linhas de empréstimo mais baratas do mercado, ele ainda pode causar problemas em seu orçamento. 

As pessoas que trabalham com carteira assinada, são aposentadas, pensionista do INSS ou um funcionário público, podem ter acesso a essa opção de empréstimo com mais facilidade que os demais consumidores. 

Porém, assim como qualquer produto financeiro, é necessário tomar alguns cuidados durante a contratação. Lembre-se de verificar se ele pode ser um aliado para você ou um inimigo. 

Caso tenha interesse em quitar todas as suas dívidas, provavelmente um empréstimo é o melhor caminho. Por outro lado, se você não tem preparo para contratar esse tipo de produto, talvez não seja uma boa ideia. 

Quais são as vantagens do empréstimo consignado?

Como citado anteriormente, existem várias vantagens de contratar o empréstimo consignado, principalmente quando você compara essa modalidade com as outras disponíveis do mercado. Veja os principais benefícios. 

  • Menores taxas de juros: Uma das principais vantagens é, sem dúvidas, as menores taxas de juros. Isso porque, como o banco tem garantia de recebimento, existe pouca burocracia no momento de contratação e a liberação do dinheiro é considerada rápida. 
  • Os prazos são mais longos: Em linhas gerais, os prazos de pagamento que as instituições financeiras oferecem são mais longos que as demais modalidades. Em alguns casos, os bancos oferecem aos clientes até 120 meses para quitar as parcelas. 

Quais pontos merecem atenção no empréstimo consignado?

Agora que você sabe o que é empréstimo consignado, é importante descobrir quais são os pontos que merecem atenção. De maneira geral, as parcelas cabem no seu bolso, além de não comprometer o pagamento das contas. 

Além disso, quando você tem uma dívida cara, os juros na modalidade do empréstimo consignado são mais vantajosos que os demais. Dessa forma, é possível reduzir os juros que você vai pagar. 

Written by